Dor nos pés » PATOLOGIAS:


Com nossa vida dinâmica, com poucos intervalos para repouso, freqüentemente nossos pés sofrem com dor e desconforto que podem ser aliviados com algumas horas de repouso, compressas frias ou mesmo uma massagem local. Porém se estas dores são intensas ou mesmo se prolongarem por dias, é recomendável procurar a ajuda de um Médico, para auxiliar no diagnóstico e na melhor conduta para a correção das causas desta dor. Um fator importante para minimizar está fadiga de nosso cotidiano é a escolha de calçados apropriados e de acessórios como palmilhas ou mesmo elementos anatômicos que irão auxiliar nas necessidades mecânicas e fisiológicas dos pés.


FASCITE PLANTAR - DOR NA SOLA DOS PÉS

 FASCITE PLANTAR

   

 É uma inflamação da Fáscia Plantar, ligamento que corre ao longo da parte inferior do pé, conhecida como sola ou planta do pé. A Fáscia Plantar é uma faixa de tecido espesso, intimamente ligada à pele e com propriedades elásticas, capaz de se esticar ligeiramente conforme a movimentação dos pés. Este tecido recobre toda base do pé, estendendo-se desde o osso do calcanhar, chamado osso calcâneo, até a ponta do pés, local onde se divide em cinco ramos, um para cada dedo.
     A Fáscia Plantar age como um elástico, criando uma tensão de modo a manter o pé sempre levemente arqueado. Quando andamos, no momento em que levantamos o calcanhar do chão e ficamos apenas com a ponta dos pés encostada ao solo, a Fáscia Plantar age como uma espécie de guincho, tracionando e diminuindo a pressão que os dedos sofrem ao receber grande parte do peso do corpo.
    Em termos médicos, a Fascite Plantar é considerada uma inflamação, decorrente de um esforço continuo que causa microtraumatismos na Fáscia.
     Os sintomas são uma sensação dolorosa, por vezes semelhantes a de uma queimação na sola dos pés, quando do caminhar e em principal quando se está descalço, sendo muito intensa no acordar, quando dos primeiros passos.
     Chega a acometer 10 % da população em algum momento da vida, tendo os sintomas muito parecidos com o Esporão de Calcâneo, sendo mais comum em Pés Cavos.
     Como se trata de uma inflação é recomendável procurar a ajuda de um Médico e muitas vezes de um Fisioterapeuta para auxiliar nesta recuperação. 
    O uso de palmilhas e elementos customizados, auxilia no amortecimento, criando uma proteção para esta região, auxiliando na recuperação.

 

 

No link abaixo você encontra para download uma sugestão de Roteiro para Construção de uma Palmilha Ortopédica para Fascite Plantar.


METATARSALGIA - DOR NA REGIÃO FRONTAL DO PÉ

Metatarsalgia  

          A Metatarsalgia no significado literal, Dor no Metatarso é uma dor na região Frontal do pé, na parte inferior onde estão localizados os ossos dos pés conhecidos como metatarsos (ossos estes que articulam com as falanges).           
          Essa dor normalmente ocorre pelo esforço excessivo dos pés ao sobrecarregá-los, resulta da hiper pressão exercida na região das cabeças metatarsais, muitas vezes resultado de um processo ineficiente de amortecimento, pés descalços ou mesmo calçados e palmilhas com pouca capacidade de absorver os impactos do caminhar.
          Pode se tratar de uma inflação, por isto é recomendável procurar a ajuda de um Médico e muitas vezes de um Fisioterapeuta para auxiliar nesta recuperação.
          Palmilhas com boa capacidade de amortecimento e recuperação, aliada a elementos anatômicos como um Piloto Retrocapital, para elevação das cabeças metatarsais, auxiliam na recuperação e promovem conforto. 

 

No link abaixo você encontra para download uma sugestão de Roteiro para Construção de uma Palmilha para Metatarsalgia.


PÉ PLANO

     O pé plano é uma patologia muito comum, geralmente conhecida como Pé chato, acredita-se que chegue acometer 10% da população adulta.
     Caracterizada pela diminuição do arco longitudinal interno (Arco Medial), adquirindo uma postura pronada da parte posterior do pé, na qual grande parte da planta do pé fica em contato direto com o solo.
     Pode ser acompanhada de dor muscular nas pernas ou fadiga devida ao esforço e um desequilíbrio mecânico da marcha. Conforme a gravidade da patologia, passa a existir uma inclinação dos ossos do tornozelo para dentro, chamada de joelhos Geno Valgo.
    Nos casos dos Cavos Infantis, o diagnóstico deve ocorrer após os 5 cinco anos de idade, fase na qual já existe a formação da musculatura e indicaria a necessidade de correção.
    Nestes casos são indicadas palmilhas corretivas ou mesmo terapêuticas, que promovem a elevação do arco longitudinal interno, também a elevação do arco transverso, proporcionando uma melhor distribuição do apoio plantar.

No link
abaixo você encontra para download uma sugestão de Roteiro para Construção de uma Palmilha Helicoidal para um Pé Plano Valgo.



E-mail: info@anatofeet.com.br
Tel.: 55 (16) 3702-8252 TÉCNICO | COMERCIAL
Rua Tchecoslováquia 65 | Bairro Petrópolis
Novo Hamburgo-RS | CEP: 93346-050
© Copyright 2019 - Anatofeet - Todos os direitos reservados